menu

Image Map

08 março 2017

MINHA PRIMEIRA SESSÃO DE ACUPUNTURA

Olá meus amores, tudo bem com vocês?


Hoje quero contar um pouquinho da minha experiência com a acupuntura. Foi a minha primeira sessão!

Sempre tive vontade de fazer acupuntura para tratar várias coisas que tenho e me incomoda. A principal delas é a temida e terrível enxaqueca. Também quero tratar a TPM, ansiedade (infelizmente sofro desse mal), irritabilidade, meu sono que anda ruim e dores na região lombar.

Achei super tranqüilo ainda mais por ter sido a primeira sessão. Não senti dor e nem incomodo. Tenho uma boa tolerância para dores, ainda mais sofrendo de enxaqueca há anos. Quem tem sabe muito bem o que estou falando. 

O valor do tratamento varia de profissional para profissional. Geralmente os valores custam entre R$40 a R$250 por sessão. Eu faço pelo meu plano de saúde e por isso fica mais em conta. 

Faça uma boa pesquisa antes de marcar seu tratamento e procure saber informações do profissional, o procedimento pode parecer simples, mas o acupunturista tem que ser muito responsável e técnico para realizar esse tratamento. O que mais vemos por ai são profissionais despreparados e sem experiência. 

Estou muito satisfeita com a escolha do meu profissional, ela é médica formada em pediatria, cardiologia e se dedica há anos também a acupuntura. Muito competente, responsável e me passa muita tranquilidade. 

Terei que fazer sessões uma vez por semana,  e depois que eu obter bons resultados vou contando para vocês. 




O que é a acupuntura?


É uma terapia milenar originária da China, e consiste na aplicação de agulhas em pontos específicos do corpo para tratar doenças. A acupuntura é um dos tratamentos médicos mais antigos do mundo. Consiste na estimulação de locais anatômicos sobre ou na pele – os chamados pontos de acupuntura.


Diferentes abordagens para o diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças são realizadas, entretanto o procedimento mais adotado no mundo atualmente é a penetração da pele por agulhas
metálicas muito finas e sólidas, manipuladas manualmente ou por meio de estímulos elétricos.
De acordo com a tradição chinesa, a técnica é capaz de ajustar canais energéticos do corpo, chamados na acupuntura de meridianos, de acordo com equilíbrio de yin e yang. A medicina ocidental e moderna, contudo, sugere que o método estimule a liberação de substâncias químicas que alteram o sistema nervoso e podem ter efeitos em todo o corpo, promovendo o equilíbrio do organismo. Sendo assim, está muito associada a transtornos orgânicos resultantes de tensões emocionais como o estresse.
O diagnóstico é feito após o questionamento de diferentes aspectos da vida do paciente e a observação de manifestações físicas como a pulsação, a respiração, cor e aspecto da pele e da língua. Assim que o problema é identificado, o paciente pode ter alguns de seus mais de mil pontos de acupuntura estimulados em diversas e frequentes sessões.
A inserção das agulhas de Acupuntura estimula as terminações nervosas existentes na pele e nos outros tecidos, enviando desta forma mensagens até ao cérebro, o que desencadeia diferentes efeitos no corpo, como ação analgésica ou anti-inflamatória, por exemplo. Existem diversas comprovações científicas de que a acupuntura funciona mesmo, porém no Brasil ela só deve ser utilizada como forma para complementar o tratamento clínico orientado pelo médico.


A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera a prática um complemento da medicina moderna. Nos Estados Unidos, foi recomendado apenas no ano passado pelo Instituto Nacional para a Saúde e Excelência Clínica (NICE) como opção de tratamento para dores nas costas pelo sistema público de saúde do país.
No Brasil, a acupuntura é reconhecida como especialidade médica conforme deliberação do Conselho Federal de Medicina e consta na Tabela do Sistema de Informações Ambulatoriais (SAI/SUS) do Ministério da Saúde.



Para que serve a acupuntura?

Eu achando que a acupuntura era basicamente para tratar dores na coluna e enxaqueca, descobri o quanto esse tratamento é poderoso e pode nos ajudar em inúmeras coisas.

A acupuntura é uma técnica que pode ser usada para reforçar o sistema imunológico e para o tratamento de problemas e doenças como por exemplo:

  • Problemas na boca como dor após extração de dente, gengivite ou faringite;
  • Doenças respiratórias como sinusite, rinite, resfriado comum, asma ou bronquite;
  • Doenças oftalmológicas como conjuntivite, catarata ou miopia em crianças;
  • Problemas neurológicos como dor de cabeça ou enxaqueca;
  • Problemas gastrointestinais como excesso de acidez no estômago, úlcera duodenal, prisão de ventre ou diarreia;
  • Problemas ortopédicos como dor ciática, lombalgia ou artrite reumatoide;
  • Distúrbios de sono como insônia;
  • Ansiedade;
  • Depressão;
  • TPM;
  • Ciclo menstrual desregulado;
  • Estresse;
  • Irritabilidade;
  • Compulsão alimentar;
  • Emagrecimento.


Tipos de acupuntura

Existem diversos tipos de acupuntura, e cada uma apresenta uma função diferente:

  • ACUPUNTURA ESTÉTICA 

No caso da acupuntura estética, esta técnica visa a aplicação de agulhas em determinados pontos do corpo para melhorar a circulação sanguínea, promover o crescimento das células de sustentação, combater a gordura localizada e ajudar a drenar os líquidos em excesso.

  • ACUPUNTURA PARA EMAGRECER 

Quando a acupuntura é usada para emagrecer, ela ajuda na eliminação de toxinas, líquidos em excesso e gorduras localizadas. Além disso, como o excesso de peso pode estar associado a problemas psicológicos como ansiedade ou depressão, esta técnica também pode ser usada no tratamento destes problemas, de forma a que a alimentação deixe de ser um refúgio emocional.

  • ACUPUNTURA AURICULAR 

A acupuntura auricular, também conhecida como auriculoterapia, pode ser usada para tratar dores, doenças físicas ou emocionais e pode ser realizada com ou sem agulhas. Esta técnica é feita nas orelhas, e quando não são utilizadas agulhas, podem ser usadas sementes de mostarda ou outras pequenas esferas que são colocadas em determinados pontos da orelha.

Qualquer pessoa pode fazer acupuntura, estando doente ou não. Até para crianças é indicado mas o tratamento pode ser feito com sementes. Gravidas também podem realizar esse tratamento, ajuda na diminuição das variações hormonais, alivia dores nas costas e desconforto causado pelo peso da barriga.

E você já fez acupuntura? Me conte o que achou e quais os benefícios que teve.



Nenhum comentário: