menu

Image Map

24 dezembro 2016

Dicas de etiqueta para o natal


O jantar de natal é uma tradição importantíssima e cheia de costumes familiares que não podem ser quebrados. Para quem vai passar o Natal e o Ano Novo em um jantar com muitos convidados, o ideal é conhecer algumas regrinhas básicas de etiqueta para você não sair por ai fazendo feio e pagando mico.

NÃO EXAGERE NA DECORAÇÃO

Para você que ama e se empolga com o Natal e se pudesse enfeitaria até a privada do banheiro. Não precisa se fantasiar de Papai Noel e fazer da sua casa o próprio Polo Norte. Vai com calma!
Capriche na decoração, mas sem exageros, para não correr o risco de ficar visualmente poluído.

Retire objetos e móveis que possam machucar as crianças, quebrar facilmente e que interfira na passagem das pessoas.


HORÁRIO DO JANTAR

Se você for o anfitrião do jantar, faça um bom planejamento e verifique com cautela os horários da festa, e da troca de presentes.  E consulte os convidados também, porque nem todos ceiam à meia noite e é preciso respeitar isso. Isso vai evitar desconfortos familiares.

Na hora do convite, o ideal é convidar pessoalmente, se não for possível, ligue para a pessoa. e-mails são extremantes deselegantes nessas horas.
CUMPRIMENTE OS ANFIFITRIÕES
Ao chegar no jantar, a primeira coisa que deve ser feita é ir diretamente cumprimentar o anfitrião. O dono da casa com certeza teve muito trabalho para organizar a festa e preparar tudo com carinho.

INTERAGINDO COM PESSOAS QUE VOCÊ NÃO CONHECE

Se você foi convidado para uma festa onde conhece poucas pessoas, lembre-se de que deve se portar com simpatia. Não se envergonhe, converse e se apresente para as pessoas ? mas evite exageros com álcool e exibicionismo.


ABRA O PRESENTE ASSIM QUE GANHA-LÓ 

Guardar o presente para abrir em casa, é uma tremenda falta de educação. Assim que receber o presente, abra-o imediatamente, afinal a pessoa que lhe presenteou quer saber se você gostou  do presente.


NÃO GOSTOU DO PRESENTE?
Nada de caretas e sinceridade nessa hora. Receba com entusiasmo e finja que é o presente dos seus sonhos. Se quiser trocar, torça para que o objeto não tenha sido comprado numa liquidação e vá direto à loja. Não precisa avisar a quem presenteou. Em tempo: quando você for dar o presente, é sempre bom identificar a procedência do produto. Se ele foi feito a mão, coloque um cartão com o nome e o telefone do artesão. “Funciona como um selo de origem.”
ETIQUETA PARA OS CONVIDADOS
Não chegue de mãos vazias. Lembre-se de levar uma lembrança para os anfitriões, uma garrafa de vinho, uma caixa de bombons, uma lembrança. Se enviar flores, elas devem ser enviadas no dia pela manhã, para que a anfitriã tenha tempo de colocá-las em uma jarra.
Seja pontual. E ao chegar, caso os anfitriões não estejam na porta, procure-os para cumprimentá-los.


PRESENTES
Hoje em dia com essa crise econômica está muito difícil ser Papai Noel e sair distribuindo presentes para todos os convidados da festa. Por isso existe o amigo secreto. Porém é de bom-tom presentear crianças de até 12 anos.

COMO ESCOLHER O PRESENTE
O ideal é conhecer os gostos da pessoa que você vai presentear. Dar qualquer coisa somente por dar e cumprir tabela, é melhor não comprar. Tem presentes que são muito íntimos por exemplo perfumes e lingerie, e se você não conhece muito a pessoa nem pense em dar isso de presente. Procure se informar e saber os gostos da pessoa que você deseja presentear. 

NÃO LEVE ACOMPANHANTES SEM AVISAR



Se você quiser levar algum acompanhante à festa, avise aos anfitriões com antecedência. Não leve ninguém sem avisar, ou avisando de última hora, pois o dono da casa com certeza já preparou todos os lugares e a quantidade certa para tudo. Essa regra só pode ser quebrada em últimos casos, como por exemplo um hóspede que chegou de última hora, mas mesmo assim, prepare-se para uma recusa.


CAPRICHE NA EMBALAGEM DO PRESENTE


Procurar uma embalagem bonita para o presente do seu amigo secreto significa que você se preocupa com a pessoa e que teve muito carinho na hora de procurar pelo presente e a embalagem. Presentes mal embrulhados ou mal apresentados passam a impressão de relaxo e desconsideração.


BEBA COM MODERAÇÃO

Sim, é um momento de festa, mas lembre-se de usar o bom senso. Você não quer passar vergonha na frente da família inteira, não é mesmo? Portanto, tome cuidado para não extrapolar.


MAQUIAGEM

As mulheres devem pegar leve na maquiagem para o Natal, afinal você está indo para uma festa familiar, e não pra balada. É claro que você deve se maquiar do jeito que você acha que fica bonito, mas bom senso é a palavra-chave para essa noite, ok?

CONTROLE A LÍNGUA

Evite falar sobre temas pesados e que causam polêmica. Política, tragédia e acidentes são temas que devem ser evitados. O Natal é tempo de paz e alegria, e tocar nesses assuntos pega mal. Então tome cuidado com o que for falar. Prefira assuntos alegres e que deixarão todos contentes.

NÃO SIRVA O JANTAR PARA OS OUTROS

Se você é o anfitrião, aqui vai uma regra ótima de etiqueta: Não sirva o jantar para os outros. Por mais que seja nas melhores das intenções, cada convidado sabe o que e quanto quer comer. Deixe que cada um faça o seu próprio prato.
SAIBA A HORA DE IR EMBORA
A hora de ir embora do jantar depende muito da ocasião, das pessoas e do lugar. Se os anfitriões servirem café, é porque já está na hora de começar a ir embora. Mas a situação chave para saber a hora de ir para casa é quando as pessoas começarem a ficar mais “alegres” e um pouco alteradas.


Nenhum comentário: